Treinamento ‘‘Lançamento Salva Vidas’

28.05.2020

No mês de maio foi realizado o treinamento para o lançamento em voo da balsa salva-vidas modelo UNIPAC SUR 0800-00, voltado aos pilotos, mecânicos e inspetores da Omni.

Em conjunto entre os setores de Segurança Operacional, Operações e Manutenção, esta capacitação faz parte dos requisitos do cliente ENAUTA e visa capacitar os colaboradores da empresa envolvidos no novo contrato a realizar em segurança o lançamento do chamado HARK (Helicopter Aerial Rescue Kit), que consiste em uma boia com sinal luminoso de acionamento automático no contato à água, integrada a uma balsa salva-vidas de capacidade para 10 pessoas.

Essa operação será realizada mediante qualquer ocorrência em alto mar e hajam pessoas na água, acionando o apoio da Omni. Trata-se de um voo baixo, lento e perpendicular aos sobreviventes, onde a comunicação clara e direta entre os pilotos e o mecânico no papel de lançador da balsa na porta da aeronave é o ponto mais importante para o sucesso e principalmente para a segurança de todos.

O treinamento contou com duas etapas, sendo a primeira teórica por meio da plataforma EaD da Omni e a segunda prática através de simulado em solo, conduzida com o apoio de toda a documentação técnica disponível para esse tipo de operação, agregando boas práticas.

Treinamento ‘‘Lançamento Salva Vidas’